sábado, 20 de outubro de 2007

Panos Infantis.

Em um dia dessa semana que passou apareceu no meu serviço um menino de não mais que oito anos de idade vendendo panos de pratos. Meus colegas, sempre espirituosos, começaram a falar com o menino e a fazer algumas brincadeiras com ele. Passado algum tempo o menino embrabeceu com as brincadeiras, alterou a sua voz e, se referindo ao seu ofício, disse:
- Eu não estou brincando.
Parei. Por uns instantes meu pensamento se afastou do trabalho e me remeti ao mundo da filosofia e da psicologia, mergulhei em idéias sobre o que um menino da idade dele sentia, qual era o seu mundo, porque estava ali, vendendo panos de pratos e a profundidade da frase acima. Meninos de oito anos de idade não deveriam trabalhar como ele estava fazendo, deveriam estudar e brincar, mas a realidade dele era essa e preferi deixar a questão para as ONG's e entidades governamentais que tem uma política e desenvolvem luta contra o trabalho infantil.
Foi uma dura experiência me deparar com uma criança tão pequena já trabalhando, uma situação é saber do trabalho infantil pela mídia, outra é ver essa realidade na minha frente sendo dita de uma forma tão veemente e perturbadora. Passei o restante do dia pensando nisso. Foi um dia menos alegre.

2 comentários:

Anônimo disse...

Plo menos, cá em Portugal, a idade mínima legal para o trabalho é de 16 anos. Realmente ver uma criança com 8 anos a vender seja o k for é triste. Aliás, é uma crueldade, pois se fosse alguém com 16 ou 17 anos, isso ai já não chocava. Já dizia o Salazar: o trabalho do menino é pouco, mas quem o despreza é louco.
Uma criança precisa de brincar, divertir-se, aprender. meu, às vezes parece k os putos já nascem com 17 anos ou coisa assim do tipo, ou à volta disso!

Dois Bits de Prosa disse...

Tens toda a razão, Red Blooded.
Obrigado pela visita.