domingo, 16 de março de 2008

Sem Passar dos Noventa.

Na semana passada fui ao aniversário de uma tia muito querida que completou noventa anos de idade, me imaginei no futuro com essa idade e me senti mal.
Não quero chegar a essa idade, não me entenda mal, não quero morrer, não estou deprimido e nem desesperançoso, só não quero me ver, e que os demais me vejam, declinar física e mentalmente depois de ter vivido como vivi, uma vida boa, alegre, saudável e sobretudo, feliz, muito feliz.
Sinto que a minha passagem pela Terra já pode terminar agora e com um saldo bem positivo, vi meus dois filhos crescerem e não tenho grandes aspirações na vida a não ser tocá-la da melhor forma possível, nunca fui um cara ambicioso e o que vier de bom daqui para a frente será bem vindo.
O que não pôde ser feito ou vivido é porque não precisava, ou eu não desejava ou não deu porque não era para dar.
Gosto de viver, gosto das pessoas, quero viver mais pela vida em si, nem tanto por mim e quando as luzes do palco se apagarem que reste na mente das pessoas boas ou más lembranças de mim. Lembranças, não saudade dilacerante ou raiva mortal.
Quero uma despedida discreta, sensível e delicada. Como a vida.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mauro,
Não sei como está essa sua tia que completou 90 anos, mas tem muitas pessoas idosas hoje em dia que está super lúcidas e até relativamente bem de saúde!
A tendência daqui pra frente é que os velhos daqui a uns 15, 20 anos, estejam com possibilidades muito boas de ter uma velhice mais tranquila, justamente por estarem se preparando para ela. Eu só sei que eu quero ser uma velhinha bem disposta e que ao menos saiba onde deixou sua bengala...eheheheh

Dois Bits de Prosa disse...

Ela está tão bem ou melhor que eu de saúde, exceto por um dos joelhos que incomodam-na de vez em quando.
Ela teve infância e adolescência no interior, água e ar puros, por isso duvido que eu consiga chegar aos noventa, é só passar dos oitenta que me multam, ahahaha. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Ya, isto tb na minha idade se vê e pesa às vezes um bocado. Eu tenho 23 anos, e às vezes ver que quem é mais novo q eu já tem 17 anos ou 18 ou está perto dos 20. Qdo se tem 17 ou 18 anos, quem é 5 anos mais novo ainda é miúdo, é criança. Mas qdo nós temos 22, 23, 24 anos, quem é mais novo k nós tb já tá a ficar adulto. Por acaso, tenho uma tia avó com 77 anos, q tem um neto de 16 pra 17 anos e uma neta de 21, e ela conta q ficou uma vez surpreendida, qdo uns amigos dos meus bisavós (pais dela), que já morreram, eles viram-na crescer, e tiveram contacto até aos seus 19~21 anos, viram-na aos 60 anos, já uma das senhoras estava com quase 90 anos, e ainda lhe falou, e disse: tu não és a x?! a filha da n? tás boa?! Há mto tempo k não te via? Ela até falava com uma certa crítica, em q consistia em q, ela era uma rapariga muito nova, e der repente vêem-na uma velha sexagenária... a senhora que a viu morreu no ano a seguir, estava muito velha e doente qdo viu a minha tia avó e reconheceu-a, incrívelmente, ela própria diz que estranhou mto, q na altura em k ela teve maior contacto com essas pessoas, ela era uma adolescente e uma jovem rapariga, de repente vêem-na como uma velha sexagenária (isto foi há alguns 16 ou 17 anos atrás) e reconhecem-na.
Mas é chato estar a ficar mais velho. Eu próprio nem quero pensar nos 30 ou 40 anos, qto mais nos 90. Por exemplo, uma prima, neta da minha tia avó, tem 21 anos, fará 22 em Junho, e tem uma amiga desde o 10º ano, ela agora tem 22 anos, e ela um dia comentou q ainda não a conseguía e não a via com 22 anos, já que a conheceu com 15. Ás vezes ao meu pai, por exemplo, também custa que pessoas q ele conheceu em miúdos, já ele sendo muito mais crescidos, estejam com 40 anos. E depois hoje em dia o conceito de velhice vai-se alterando, hoje em dia, por exemplo, uma pessoa de 70 anos já não é assim muito velhinha como era há 30 anos atrás