domingo, 16 de março de 2008

O Grande Aprendiz.

Estou orgulhoso e feliz com o meu filho de quinze anos de idade. Nesta semana que passou ele começou no Projeto Menor Aprendiz, para tal confeccionou a Carteira de Trabalho, CPF, abriu conta no banco, recebeu o cartão de débito e o crachá da empresa onde trabalhará, por enquanto serão seis meses de estudo pago no Senac, parece aluno dos Emirados Árabes que recebe para estudar! Depois terá três meses de trabalho na empresa que o indicou para o Projeto.
Tenho orientado ele para que aproveite bem o período que estudará e trabalhará para que inicie bem a sua carreira profissional, afinal, uma vaga nesse Projeto é ambicionada por milhares de jovens da idade dele.
Ele também está feliz, se sentindo adulto e responsável, pelo trabalho, pela grana que ganhará e aprenderá a gerir e usar para adquirir o que quiser.
Não sei se ele será aproveitado pela empresa ao final do Projeto, se não for, ainda assim terá sido uma experiência importante para quebrar o gelo e permitirá uma adaptação mais fácil dele à futuros empregos.

4 comentários:

Anônimo disse...

OI, Mauro!

Quisera eu meu filho estar indo pelo mesmo caminho.
Ele também tem 15 anos e tirou carteira de trabalho recentemente.
Mas ainda não se animou em trabalhar. Estou numa luta árdua, aguardando que caia a tal ficha.

Dois Bits de Prosa disse...

Mas já deu um passo, está com o documento em mãos, se surgir oportunidade ele estará na frente de muitos que nem isso tem. Valeu pela visita, apareça.

Anônimo disse...

que sorte tem o seu filho, Mauro. Hoje em dia, há inúmeras oportunidades para as pessoas concluírem as formações, como os cursos de Aprendizagem/educação de jovens, com mais de 15 anos e até aos 21, e outros de formação profissional pra conclusão do 12º ano e equivalência pra diploma profissional, jovens até aos 24 anos. De qualquer maneira, empregos e formações profissionais há prai aos pontapés, agora emprego k é bom, népia... o seu filho tem imensa sorte de ter tido essa oportunidade, quando há pessoas q têm quase mais 10 anos ou mesmo 10 anos mais velhas k o seu filho k não conseguem ter nenhuma oportunidade pra trabalhar, enfim, isto hj em dia tá tudo uma selva... a minha mãe, aos 19-20 anos (um bocado mais nova do que eu sou agora e mais velha q o seu filho) -tem 55 anos agora- trabalhou como Secretariado durante um ano ou 2 e aprendeu a gerir e organizar o seu dinheiro. Já eu, com 23 anos (faço 24 nas férias de Verão), estou há 2 anos pra ter um lugar no sítio onde o meu pai ficou desempregado (em 2006, foi pra faculdade por via acesso a exames pra maiores de 23 anos) e tmb com o Centro de Emprego, as coisas tb se enrolaram de uma maneira tal... isto é tudo quase pior do q a Floribella LOL
Mas parabéns pelo seu filho, já que hj em dia, plo menos cá em Portugal, ninguém consegue emprego sequer nesse regime nem com 22, 23 ou 25 anos, qto mais com 15...

Dois Bits de Prosa disse...

Obrigado, Hello Kitty. E ele está muito feliz, com a atividade e com o dinheiro no bolso, eu também, orgulhoso dele.