sábado, 24 de outubro de 2009

Previsão de sol e chuva.

Cresci ouvindo a ironia de que se a Meteorologia previa chuva, faria sol, se prevesse sol, choveria. Era uma época bem diferente da atual do ponto de vista tecnológico. Não havia imagens de satélite que esquadrinhavam a atmosfera como hoje, dando muitas informações que até então não se obtinha. Também não havia sido inventado os supercomputadores capazes de rodar programas complexos, cheio de dados e que hoje permitem rodar modelos matemáticos que simulam o comportamento da atmosfera nos dias e semanas seguintes.
É injusto ironizar a Meteorologia, com mais recursos ela dificilmente erra e quando erra não é um erro que se perceba facilmente, não prevê sol e dá temporal, não prevê temporal e faz sol, embora erre, sim, pois é uma previsão, porém a cada dia essa previsão é mais precisa.
O que falta às pessoas é memória para relembrar quantas vezes a previsão acertou e as pouquíssimas que errou.

Meteorologista é como árbitro de futebol, se ele acerta ninguém quer saber quem é e em que instituição trabalha, se erra querem saber seu nome e não esquecem mais dele, esquecem é de parabenizá-lo pelos seus acertos diários.

Nenhum comentário: