quarta-feira, 19 de abril de 2006

Eleições 2006.

As eleições de 2006, assim como todas as outras que tivemos até hoje, têm que ser olhadas sempre em um contexto histórico e cultural.
A nossa democracia é incipiente, apesar do ex presidente Collor ter recebido o impeachment e a democracia ter sobrevivido muito bem ao episódio, sempre que se fala em uma crise institucional um pouco mais séria ouvimos alguma voz tétrica lembrar da ditadura e temer a volta dela. Parece que diante de qualquer soluço se pensa nos militares como uma criança que, diante do perigo, corre para a barra da saia da mãe.
Esta crise, grave, envolvendo caixa dois e pagamento de propinas não afetou a instituição democrática de forma tão grave como seria em outros tempos, o que é muito bom, mas ainda não nos faz uma nação madura do ponto de vista da democracia.
Temos que trilhar um bom caminho até consolidar a democracia no nosso país. Para tal, não basta apenas votar e votar, temos que mudar a nossa postura diante dela e a nossa cultura, somos muito esquecidos, permissivos e temos pouca autoridade em relação a nós mesmos. Não lembramos o quanto determinado político é ladrão e corrupto, e insistimos em votar nele quando ele reaparece na cena política com a maior cara-de-pau, não é possível que isso aconteça, precisamos depurar as assembléias, Câmara Federal e Senado, colocar lá políticos que, pelo menos, tenham o país como principal meta e não a si mesmos, precisamos nos responsabilizar mais pela colocação desses políticos em cargos eletivos e, por tabela, em cargos públicos.
Não dá para responsabilizar os outros pela nossa classe política, eles são frutos da sociedade que criamos e vivemos, somos nós que os colocamos lá e nós que os devemos tirar, é muito fácil transferir a responsabilidade ao povo. Mas os políticos são assim, ladrões e corruptos porque a sociedade, de certa forma é, por isso precisamos de mais autoridade, não da autoridade policial, mas aquela autoridade simbólica, de um pai forte em casa que não permite as transgresões do filho e quando ela acontece é punida com energia. A punição ao mau político é a sua não eleição.
Votar é preciso, não dá para se omitir nesta hora e depois passar o mandato todo do cidadão reclamando que ele é incompetente.
Votar na Xuxa é bobagem, é abrir espaço para os ladrões, corruptos e incapazes assumirem um mandato e mandar em nós.
Vamos votar em políticos honestos, eles existem, que olhem para frente e para longe, sem raiva e sem amargura, com a mente serena e desobstruída de sentimentos ruins, com bom senso e visão voltada para o futuro, o nosso e de nossos filhos que, se ainda não nasceram, nascerão um dia e precisarão de um país pelo menos melhor que este que está aí.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu espero, rezo, faço até promessa pro povo brasileiro tomar juizo e votar com a consciencia e não com a ganancia. Porque aqui os votos são comprados a preço de banana. O site www.foodiesdo.blogspot.com se compromete a publicar as denuncias que forem aparecendo sobre os politicos pra ver se nos dá uma luz no fim do túnel. Pra mim a coisa é : fora PT já!