sábado, 29 de abril de 2006

Alvorescência.

Pode ser um neologismo. Procurei no Google e não achei esta palavra, talvez eu a tenha criado agora, mas, certamente, não criei o seu significado. Até o final do post você descobrirá o que ela significa. Um significado bem simples.
A infância nem sempre é uma boa fase, talvez meio boa e meio ruim. A minha foi mais boa que ruim, mas tive meus momentos infantis ruins onde a tutela dos pais mais atrapalhava que ajudava, eu me sentia menor, o mundo dos adultos me oprimia e eu temia o futuro, mas o saldo da minha infância é positivo, mais alegrias que tristezas e preocupações. Só comecei a me sentir gente, mesmo, na minha adolescência onde desenvolvi senso crítico, conheci um pouco do mundo e das pessoas e me relacionei com ambos de forma significativa que me deu mais segurança e tranqüilidade, me fez sentir melhor, mais pessoa.
Hoje, vejo o meu filho, com treze anos de idade, entrar na fase da adolescência, modificando o seu temperamento, fazendo brincadeiras sutilmente agressivas, deixando de ser dócil como ele era, proferindo "discursos" diante de qualquer contrariedade, bem diferente de quando era criança quando tudo ele aceitava numa boa. Fase inevitável que todos nós temos que passar. Com ele, estou revivendo o meu período de adolescente, vendo-o surgir para a vida e para o mundo. É como se ele estivesse alvorecendo para a vida, assim como eu alvoreci na minha adolescência, fim do período de trevas que foi a infância para o período de luz que a adolescência nos oferece como prêmio para quem chegar ao fim dela sobrevivendo ao abandono do corpo e do mundo infantil, e absorvendo a idéia de ser adulto.
Não é fácil a transição, mas é necessária e boa, porque só na adolescência eu despertei para a vida na sua mais ampla significação, foi a minha alvorada como pessoa, não teve pássaros cantando, mas foi um amanhecer bonito para uma fase adulta cheia de esperança. Uma alvorada que vem para todos, assim como o Sol que nasce para todos logo depois do alvorecer.

Um comentário:

Unknown disse...

Em 2002 escrevi um livro psicografado com um cidade espiritual com este nome.
Livro O Perdão!
Editora do Conhecimento