domingo, 21 de agosto de 2011

Oficina "Iniciação à Palavra em Prosa". Exercício N°1.

Vou usar o blog para publicar meus textos de exercício da Oficina de prosa que me referi no post anterior, podem ficar sem nexo porque a tarefa não está explicada, será um laboratório de textos, tipo uma cozinha, cheia de ideias, pratos sujos, cheiros apetitosos e chamas acesas.

Textos criados com base em material recebido na Oficina.


Canhoto do Cheque.
Ele está dividido entre dois amores que aniversariam nesta semana, resolveu dar um presente a cada uma delas, simples, tocante. Queria que a compra, a entrega e o recebimento do presente ajudassem na difícil escolha por qual amor optaria.
Foi à uma grande loja de departamentos, daquelas que tem de tudo, procurou, escolheu, comprou. Dois presentes. Pagou por eles com um cheque R$ 82,50. Anotou no canhoto do talão: lotérica, porque queria fazer segredo da compra, afinal, daquela loja sairia seu maior prêmio.

Recibo FGTS.
Assustado, com pressa. Ele estava trocando de emprego. Inseguro, temia que se arrependesse, não se adaptasse ao novo emprego ou que a nova empresa não o quisesse após o período de experiência. Amigos se dividiam entre apoiar a mudança ou criticá-la, chegou ao terminal da Caixa Econômica para ver se estava disponível o pagamento do FGTS relativo à saída do antigo emprego, acordo feito com o antigo patrão. Recebeu o papel impresso pelo terminal e leu: "Não Existe Pagamento Disponível", agradeceu ao frio terminal computadorizado porque ainda restava uma ligação, frágil, com o antigo emprego, quem sabe não seria o caso de voltar a trabalhar lá?

Cupom do Estacionamento.
Havia passeado no shopping durante o final de semana, lá, perdeu seus documentos, ficou apavorado até que recebeu um telefonema da administração do shopping informando que seus documentos haviam sido encontrados e estavam à sua disposição para serem retirados. Estacionou seu carro no estacionamento do shopping, buscou os documentos na administração e se permitiu tomar um sorvete na praça de alimentação, simples, porém delicioso. Terminou, saiu, até que um cliente da sorveteria lhe chamou atenção, seus documentos recém resgatados na administração do shopping tinham ficado sobre a mesa, retornou, pego-os e foi embora, tranquilo, sorridente e satisfeito, já havia perdido seus documentos mais de uma dezena de vezes, mesmo, mas sorvete como aquele nunca havia experimentado.

Lista De Coisas Para Fazer.
Tanta coisa para fazer em uma só manhã de quarta feira. Ela é dona de uma empresa de eventos infantis, é bolo, decoração, local, limpeza, mais os eventos de casa: filhos pequenos para cuidar e marido que só pede e reclama e não ajuda em nada. E começou mal a quarta, lista cheia de coisas a fazer, na saída do supermercado perdeu a lista, voltou, procurou, pediu ajuda aos funcionários, nada. Sem a lista algo importante ficaria para trás, puxou pela memória, alguns compromissos lembrava, não todos, foi a última gota de lágrima que fez entornar seus olhos, voltou para casa, hoje, o marido vai ouvi-la reclamar e pedir, e ele que trate de ajudá-la.




Nenhum comentário: