segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Oficina "Iniciação à Palavra em Prosa". Exercício N°2.


Exercício a partir de bilhetes encontrados na rua.

 Código de Barras.



Velhinha, mais de 70 anos de idade, escorregou e caiu em casa, fraturou o fêmur e está impossibilitada de andar. Tem uma netinha de quem gosta muito e é recíproco o amor. Gosta de pé de moleque, viu no panfleto do supermercado que havia uma promoção com pé de moleque barato, pegou um pedaço de papel, anotou o pedido: pé de moleque, 260g e o número que fica abaixo do código de barras 78911030488494, entregou à neta e pediu a ela que fosse ao supermercado comprar.
Duas horas depois, já de volta do super, a neta, constrangida, disse à velhinha que não havia encontrado o pé de moleque, na loja que havia dentro do supermercado só havia meias para pés até o número 43 e não para aquele pé com um número tão grande: 78911030488494.




Balancete.

(Anotação encontrada no chão, após dois dias de chuva, bordas carcomidas e papel poído pela ação do clima, ainda assim, a tinta estava intacta.)


A vida lhe foi generosa durante anos, tudo do bom e do melhor, sem se preocupar com quanto ela custava.
Dias ruins se seguiram, novo emprego ganhando menos, doenças na família, gastos acima do suportável. A vida financeira virou um caos, tudo tinha que ser controlado, não sobrava grana para quase nada. Para fazer o super, uma calculadora determinava o limite, ao chegar em casa, contas para ver o quanto ainda lhe restara de dinheiro.
Como prova de anos mais gordos, havia uma caneta, cara, tinta boa. Um bilhete seu havia sido encontrado no chão por um gaiato, depois de ter passado dias, ali, recebendo chuva e vento, ainda assim a tinta da caneta se mantinha intacta, mostrando os números de uma conta financeira simples.
Assim como a sua caneta era boa, reminiscência de tempos melhores, ele mantinha em seu poder, conhecimento, inteligência e experiência, lastros valiosos que lhe permitiriam, novamente, ascender na vida e poder usar sua caneta para preencher documentos mais importantes e decisivos, fechar negócios que lhe proporcionariam uma vida bem melhor que a atual.

Nenhum comentário: