sábado, 23 de fevereiro de 2008

Invernico.

O clima aqui no sul está diferente do habitual. No ano passado tivemos um inverno atípico.
O nosso inverno comumente é marcado por temperaturas baixas, mas de tempos em tempos há períodos de um, dois ou mais dias de veranico que são períodos de temperatura elevada dentro do outono ou inverno, o que torna o inverno melhor suportável pela população.
Em 2007 tivemos um inverno rigoroso como não víamos à décadas, não que houvesse quebra de recorde da temperatura mínima ou mais dias de neve que o normal, houve que a temperatura média foi baixa durante todo o inverno, não tivemos veranicos, a temperatura baixou em Maio e não subiu mais até Setembro. Quando terminava a chuva vinha a geada em cima do barro, no mesmo dia, ou no outro, nublava e, em seguida, voltava a chuva não dando tempo da temperatura máxima subir além de 13-14ºC.
O verão está anormal, também, está fazendo calor, mas não com a intensidade habitual, deu para contar nos dedos até agora os dias de abafamento que em outros verões eram a rotina. Tem feito noites e amanheceres frios para essa época do ano, tivemos invernicos em Janeiro, eu quase senti frio em algumas manhãs, não usei o ventilador em todas as noites como de hábito nos verões passados e a projeção dos modelos meteorológicos é que teremos um inverno semelhante ao do ano passado.
Todas essas anomalias climáticas são atribuídas ao fenômeno La Niña que é o esfriamento das águas do Pacífico e que influencia o clima de boa parte do planeta.
Tomara que o inverno de 2008 não seja tão rigoroso quanto o do ano passado quando tive que dormir até de luvas!

Nenhum comentário: