domingo, 10 de fevereiro de 2008

Senhor Foi Para o Céu?

Sou uma pessoa educada, muito educada, principalmente no trato com desconhecidos quando uso termos como: senhor, senhora, tenha a bondade, por favor, fique à vontade. Pois não é que algumas pessoas estranham isso e passam, sutilmente, a rechaçar esse tratamento? Brincam dizendo que "Senhor está no Céu", ou riem com um leve deboche. Na maioria das vezes são pessoas de nível sócio cultural baixo que provavelmente não foram acostumadas a serem tratadas tão bem e estranham um tratamento tão respeitoso e diferenciado.
Os bairros onde essas pessoas vivem geralmente são uma selva onde cada um por si procura se safar de várias ameaças que lá existem como criminosos, traficantes e marginais, talvez por isso estranhem quem os trata bem e com respeito. E eu? O que tenho a ver com isso? Bem, não importa onde me insiro nesse contexto, se é que faço parte dele, o que de fato é relevante é que jamais vou mudar meu jeito de ser só porque estou me relacionando com pessoas que não estão acostumadas com uma educação mais sofisticada, e minha educação é um ótimo instrumento para afastar aqueles que não têm afinidade comigo e aproximar os que tem.

8 comentários:

Tânia disse...

Acabei rindo sozinha agora! Sim, pq eu prezo a educação, mas confesso que qdo me chamam de senhora eu não fico nada à vontade! rsrs... Principalmente se a pessoa for pouco mais nova que eu, ou da minha idade... O "senhora" fica martelando na minha cabeça, me sinto velha, começo a pensar se estou aparentando mais idade do que tenho...rs Hahahha, pura neurose!

Bjs!

Dois Bits de Prosa disse...

Ahahaha, sim, comigo acontece, fico parecendo mais velho do que sou e a pessoa mais jovem do que é!

LuNog disse...

Menino, te digo... sabe aqueles meninos e meninas que ficam entregando panfletinhos nas ruas? Normalmente, anúncio de casas de "saliência", de agiotas, etc...rs...eu sempre NÃO pego o panfletinho, mas sempre digo: "não, obrigada", acompanhado de um sorriso. Sabia que TODOS estranham? Uai, o cara tá trabalhando, o mínimo que posso fazer é ser educada ao não aceitar... será que sou doida?

Dois Bits de Prosa disse...

Sou educado até com o pessoal do telemarketing e, pelo que percebo, eles ficam sem ação ao se depararem com uma negativa educada e polida. Apareça!

Vanessa disse...

oi, Mauro!!
tudo bem?!

Agradeça a Radical por eu ter achado o endereço do seu blog!
Vou salvar aqui e retribuir suas visitas ao meu!!

beijos

Dois Bits de Prosa disse...

Oi, Vanessa, que visita legal, apareça mais vezes e vasculhe os textos espalhados por aí.

Anônimo disse...

Ya, mtas vezes acontece k eu trato com cerimónia rapazes com 18 ou 19 anos (eu tenho 23), diferenciadamente, qdo eles me tratam por tu. E rapazes de 17 também, trato-os diferenciadamente, qdo mtos me tratam por tu. Por exemplo, o meu pai, nos restaurantes, a pedir os menus, refere-se a mim como "este jovem" e à filha mais nova da namorada, q tem menos 2 anos k eu, por "esta senhora" -mas pessoalmente trata-a por tu e ela também o trata por tu-, e isto devido ao facto de se ter começado a dar com ela qdo ela tinha 19 anos (agora tem 21), mas a mim conheçe-me e tá comigo desde q eu nasci ou desde pequeno. E falei isso com o meu pai, e ele disse k mesmo k se desse com ela a partir dos 17, faria certa cerimónia. Nos 10, 12, 13 não, mas nos 17 sim.

Dois Bits de Prosa disse...

Além de nossas diferenças culturais de família para família, ainda há as diferenças de país para país, Ricardo.
Obrigado pela visita.