domingo, 19 de agosto de 2007

A Linguagem do Sorriso.

No edifício onde moro a maioria dos vizinhos são da minha idade, casados ou com relacionamentos estáveis, mas casamento não é eterno e, de vez em quando, algum casal se separa.
É interessante comparar o comportamento das mulheres que antes eram casadas e, portanto, comprometidas, com o novo comportamento delas, agora solteiras e descompromissadas. Quando casadas cruzavam por mim e mal cumprimentavam, eram cumprimentos frios e protocolares, curtos e sérios, um gesto de cabeça. Depois de separadas os cumprimentos passaram a ser diferentes, mais calorosos, menos monossilábicos, acompanhados de um sorriso largo, um olhar mais buscador e menos furtivo e dissimulado. Talvez elas se comportem assim por se sentirem livres de um companheiro mala ou relacionamento fracassado, talvez estejam buscando novas referências de amizade.
É curioso observar como o sorriso é uma linguagem usada para estabelecer contatos ou não, um cartão de visitas que diz à outra pessoa: estou receptiva ou não.
Da parte dos homens recém separados não noto mudança no cumprimento, observo apenas que passam a movimentar mais a cabeça à procura de alguma dama que esteja passando próxima a ele.
São as diferenças dos sexos: enquanto a mulher recém separada busca estabelecer uma relação a partir do contato visual, olhos nos olhos com um outro homem, o homem busca uma relação olhando para o corpo da mulher, começam por aí as nossas diferenças.

3 comentários:

Carol Magnago disse...

É, querido... tb acho que os sorrisos nos rostos dessas mulheres são devido a felicidade delas pela nova vida. Eu não sou lá muito fã de divórcio... mas...
Bom, eu amo sorrir. Solteira ando rindo pra todo mundo.. será que vai mudar quando eu casar? Acho que não, pq solteira ou comprometida, o sorriso é mesmo o meu cartão de visitas!
Ah, tb criei um blog.. me visita!!!

Dois Bits de Prosa disse...

Sou sorridente tambem e no meu ambiente de trabalho não entendem como consigo estar de bem com a vida o tempo todo, mas é o nosso jeito, não?
Não vais mudar quando casares, ou melhor, vais mudar, sim, rirás ainda mais! Ahahahah.
Vou visitar teu blog imediatamente e deixar registrada a minha passagem por lá, que bom que estás blogando. Parabéns!

Carol Magnago disse...

Resolvi criar um blog pq gostei do teu. Se sorrir faz bem.. escrever tb faz! É bom pôr pra fora o que tem dentro da gente. Acredito que "blogando", como vc mesmo disse, podemos nos tornar pessoas até melhores... nem que seja na escrita! haha..
Obrigada por passar lá.
Beijos,
Carol.