domingo, 26 de agosto de 2007

Por Que Conversar Se Eu Posso Brigar?

Tenho observado as pessoas à minha volta e verificado como algumas delas têm optado por resolver de forma equivocada seus problemas envolvendo outras pessoas.
Noto, com frequência, que muitas pessoas preferem partir diretamente para uma briga verbal do que tentar resolver as suas diferenças com outra pessoa conversando e buscando, assim, um entendimento. Me parece que para essas pessoas o caminho da agressão e do revide é mais fácil do que uma conversa franca onde exporiam o seu descontentamento e suas diferenças com o outro.
Sei que não é fácil se dispor a sentar e conversar determinados assuntos desconfortáveis, mas é, ainda, a melhor forma de resolver um desentendimento. O caminho do confronto não resolve o problema, só o agrava e o adia, pois a violência afasta qualquer possibilidade de conciliação e estimula a hostilidade. É uma lição que aprendi na minha vida e fico surpreso quando vejo pessoas da minha idade tentando resolver seus problemas com enfrentamento, ao invés da conciliação, talvez sejam pessoas que ainda não aprenderam, como eu, o que a vida lhes ensinou, ou, quem sabe, sejam pessoas diferentes de mim e a minha experiência não tenha o valor para elas como tem para mim.

4 comentários:

Carol Magnago disse...

Realmente, Mauro.. tem muita gente que prefere sair "soltando os cachorros" em vez de ter uma boa conversa. Eu não sou fã disso não. Nos últimos tempos aprendi a me segurar mais, e evitar discórdias. Tem me feito muito bem.
Beijão!!! Apareça no meu cantinho!

Dois Bits de Prosa disse...

Acabei de passar lá e deixar meu recado. Beijos.

Tânia disse...

Pois é... Crescer não é sinônimo de "amadurecer", infelizmente.;)

Carol Magnago disse...

Radical, sou obrigada a concordar com vc! Tenho visto isso na minha família.. :(