sábado, 1 de dezembro de 2007

Francamente: Um Defeito.

Por vezes encontro pessoas que dizem que uma de suas qualidades é a franqueza. Essa afirmação na maioria das vezes não corresponde à verdade. Não que as pessoas estejam mentindo, elas são francas, sim, francas demais ou francas da maneira errada.
Quando penso em franqueza, penso em pessoa que emite a sua opinião de forma clara, seja a favor ou contra alguém ou alguma coisa, porém não é uma questão simples assim ser franco. Se alguém emite a sua opinião de uma forma grosseira, apressada, parcial, para a pessoa errada, no momento errado ou em num tom de voz alterado a franqueza deixa rapidamente de ser uma qualidade para se tornar um sutil e sensível defeito, uma agressão ligada à falta de educação.
Franqueza não pode ser confundida com grosseria, para ser franco alguém tem que ter sensibilidade para que use essa sua característica como uma qualidade. É um terreno crítico, quando não colocamos as palavras com brandura agredimos o outro mesmo que estejamos pensando em ajudar nós atrapalhamos, constrangimos e fazemos mal a quem gostamos.
Desculpa a franqueza.

2 comentários:

Marisa disse...

Oi.

Eu tenho que confessar que eu não queria comentar aqui, porque acho que já estou passando da conta, parecendo "tiete", mas não deu. Não tenho o hábito de elogiar blogs, mas definitivamente nunca encontrei nenhum como esse. Eu sei que você pode não acreditar, mas a verdade é que e comecei a ler seus posts e não consegui parar até chegar ao fim. E adorei TUDO! Poderia encontrar várias qualidades para os seus textos, mas definindo em uma só palavra, eles são gostosos de ler, não só pelos tópicos interessantes, mas principalmente pela abordagem, honesta, sensível, real. Além de tudo, quanto mais eu lia, mais eu ficava surpresa, porque eu nunca imaginei encontrar no mundo uma pessoa que fosse tão parecida comigo!!! É claro que eu não tenho um terço da sua vivência, mas de tudo o que eu já passei, senti ou pensei, uma boa parte pode ser encontrada aqui no seu blog, com as suas palavras. Eu estou impressionada, e só desejo que você continue presenteando a mim e aos seus demais leitores com essa escrita maravilhosa.

Sucesso!!!

Dois Bits de Prosa disse...

Oi, Marisa.
Aqui nesse espaço você é quem estabelece a conta, não eu, por isso sinta-se à vontade para comentar quanto e como quiser.
Procuro formatar esse espaço apenas com palavras, sem imagens, para que a palavra seja valorizada e as imagens não enebriem a visão e enganem o coração.
Bondade sua sobre o meu texto, talvez eles sejam legíveis porque escrevo, reescrevo e reviso quase uma dezena de vezes tentando ser o perfeccionista que nunca serei, nesse louco e inatingível caminho o texto acaba adquirindo alguma qualidade.
Somos parecidos, sim, porque a complexidade humana esconde a simplicidade de ser humano, característica essa que só descobrimos em nós e nos outros quando nos despimos da couraça que montamos ao redor de nós para proteger-nos de um inimigo não bem identificado, mas que assusta a quem tem medo de se expor.
Continue a comentar aqui, para que eu possa aprimorar meu texto e algum dia escrever tão bem quanto você demonstrou saber nesse comentário acima.
Obrigado.