domingo, 10 de agosto de 2008

O Que Importa É A Liberdade.

Durante a semana começou a Olimpíada lá na China, pela TV tive uma idéia menos estereotipada de como os chineses se relacionam com a liberdade entre eles e em relação aos estrangeiros e fiquei pensando se a política chinesa ou de qualquer outra nação sem liberdade é ou não compatível com o tão dito e escrito Espírito Olímpico.
Esporte, pela minha forma de pensar é uma maneira requintada de administrar nossa energia que de outra forma se voltaria contra nós mesmos na forma de conflito, seja de forma individual de pessoa para pessoa, seja entre grupos. No esporte exercitamos a nossa capacidade de competir sem ferir, de vencer ou perder sem matar ou sobreviver, portanto o esporte nos ensina que é possível disputar e tolerar seu resultado, bom ou ruim. Não dá para vencer sempre e seria um tédio se isso ocorresse, esse espírito esportivo bem que poderia nortear os ditadores que devem se entediar de só eles mandarem, só eles estarem por cima, eles poderiam entender que o melhor é o que melhor se prepara, que mais se exercita e que melhor aprende, não o mais forte.
Me chocou os paises do mundo se reunindo na China para disputar e confraternizar em uma nação onde não há liberdade. Esporte e repressão são incompatíveis e o esporte não deveria, nunca, ser usado para divulgar ou justificar regimes de excessão. Ditadores são os primeiros e os maiores perdedores desta Olimpíada e o COI deveria rever a realização de Olimpíadas em países onde não se respeita os Direitos Humanos, que se realize, neles, apenas competições de tiro ao ditador.

Nenhum comentário: