terça-feira, 14 de março de 2006

Nada Mais Que Perfeito.

Sou perfeccionista. Ser assim não é bom, eu gasto muito tempo e energia procurando não errar. Isto cansa, são anos assim, desde sempre. E agora? O que fazer com isto? Mudo? Deixo como está?
Esta característica - seria um defeito? - não me incomoda no dia-a-dia, mas, por vezes, enche o saco pois é como uma escravidão. Tudo tem que sair perfeito, sem erros. Se erro, corro para retificar o erro e pedir desculpas se alguém foi prejudicado por ele. Estou cansado desta escravidão. Queria errar mais, ser inconseqüente. Queria que o template do blog não fosse tão retilíneamente perfeito, algumas linhas poderiam ser tortas, desalinhadas, algumas datas poderias ser imprecisas, o texto não precisaria ser revisado à exaustão à procura de erros ortográficos, de concordância ou outros quaisquer.
Eu poderia não listar todos os erros que procuro não cometer no blog... Poderia ser menos preocupado com os erros na minha vida. Deixar de lado o preciosismo que me obriga a retificar tudo que saia um milímetro do eixo do certo. Queria falar umas verdades aos chatos, aos sem educação, aos grossos, sem ter que justificar depois ou maquiar minhas palavras para não serem ofensivas. Errar faz parte da vida, não quero cair no outro extremo de não me preocupar em acertar, o que seria um erro depois de anos de tirania da perfeição.
Bem, para um perfeccionista reconhecer que perfeccionismo é um equívoco já é um avanço... em direção à perfeição, você não acha?

2 comentários:

Methamorfo disse...

Claro!!! Que lindo!

Melhor do que se reconhecer perfeccionista é saber que ainda que o vire do avesso, seu censo de correção e coerência produzem um bem tamanho aos olhos e demais sentidos de quem o acompanha nas trilhas das letras.

Tenho certeza de que você trabalha para que deixe de ser escravo e se torne gerenciador de seus atos, para que se transforme em prazer e deixe de ser obssessão.

Curta-se assim. É lindo!

Joia.

Dois Bits de Prosa disse...

Ainda não recebi minha carta de alforria, mas, digamos que ela esteja sendo escrita.
Beijos.