domingo, 13 de julho de 2008

Eu... Ãh... Um...Tipo... Assim... Sabe?

No meu trabalho atendo pessoas diariamente, me chama a atenção a quantidade delas que não sabem se expressar, me procuram, precisam resolver um problema e não conseguem expressá-lo para que eu possa ajudar.
Na semana que passou um se dirigiu à mim dizendo que havia tentato explicar o seu problema a outras duas pessoas de outros locais e ninguém havia entendido o seu problema. Gelei. Na hora lembrei de Nelson Rodrigues que disse: "Quando alguém fala e o outro não entende um dos dois é burro". Não cheguei a pensar nesse extremo, mas logo vi que teria dificuldade em arrancar alguma informação útil do cidadão que estava à minha frente, por fim não foi difícil, fiz duas ou três perguntas certas para evitar que o cara tentasse pensar por si e já havia descoberto o seu problema, não lembro se resolvi, mas esse caso reforçou meu assombro com a dificuldade que as pessoas de um modo geral têm de se expressar e se fazer entender, e olha que a própria vida no ensina a nos entender e a entendê-la, porém há pessoas que insistem em não enxergar isso, em não aprender o óbvio.
Talvez para essas pessoas a vida seja ainda mais complexa do que ela é por natrureza.

Nenhum comentário: