domingo, 4 de dezembro de 2005

Palavras & Gestos.

Quando a pessoa é mais sincera? Quando ela afirma ou quando ela demonstra? Serei mais claro: é comum me deparar com uma pessoa que faz afirmações de qualquer ordem: gosta disso, não gosta daquilo e etc.
Observando com mais atenção e proximidade eu vejo que nem sempre o que a pessoa diz concorda com o que ela faz. Há uma dissociação da boca com as mãos, uma parece não pertencer à mesma pessoa que a outra. Isto me confunde, me faz parar para pensar e buscar um terreno mais firme para me apoiar no relacionamento com essa pessoa, fico desconfiado das reais intenções dela e passo a não confiar tanto quanto confiava.
Nem sempre a pessoa faz por mal. Muitas pessoas se sentem mais à vontade para falar do que para agir, outras, preferem a ação à palavra, porque a palavra precisa ser dita na frente do outro e o gesto não, ele pode ser feito em um momento e percebido pelo outro em outro momento quando o agente da ação já não está mais presente, o que evita um possível constrangimento.
Eu prefiro, sempre, aquelas pessoas que são coerentes, que agem de acordo com a sua palavra, se não tenho ao meu lado uma pessoa assim, pelo menos que seja uma pessoa que aja de acordo com o que pensa porque a palavra é muito mais fácil de ser manipulada que o gesto, este último, mais cedo, ou mais tarde, denuncia o que a pessoa pensa, ou sente, não pode ser manipulado com tanta facilidade como a palavra, enquanto que a palavra pode ser dita da boca para fora a qualquer momento e sempre.

Nenhum comentário: