quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

A Árvore de Natal.

Aqui em casa mantemos a tradição de montar a Árvore de Natal todos os anos, nesta época.
Eu lembro, quando pequeno, da minha mãe montando a árvore. Ela não deixava eu pegar as bolinhas com medo que eu as quebrasse e quanto mais proibido era, mais eu me sentia tentado a pegá-las.
O tempo passou, a mãe faleceu e desde a sua morte era eu quem montava a árvore todos os anos. Mas isto está mudando e a tradição está passando adiante. Agora minha filha de 9 anos assumiu a montagem, este ano ela montou pela primeira vez e a árvore ficou linda! Duas bolas de enfeite da árvore ainda são do tempo em que eu era criança e têm, ambas, seguramente, 40 anos de idade, são as duas maiores e mais bonitas bolas e eu as cuido com muito carinho porque a árvore é relativamente recente, tem uns 4 anos, mas essas duas bolinhas não, e elas lembram um pouco a minha mãe, a minha infância e toda pureza que o Natal tem na mente das crianças, mesmo que associado a presentes e ao apelo comercial da data.
O presépio, que fica abaixo da árvore, também tem a idade das bolinhas, alguns personagens que o compõe já se quebraram pois o material ressecou e ficou frágil com o passar dos anos, mas nada que um pouco de Araldite® não cole, cola essa que não precisa ser usada na minha mente porque é bem viva, nela, o Espírito do Natal e a presença agregadora e doce da minha querida mãe unindo a família e espalhando amor por toda ela.

Nenhum comentário: